Valores
I. Articulação e Diálogo Institucional : Atuar como elo entre os poderes, secretarias, instituições e a sociedade, promovendo a cooperação e o entendimento mútuo em prol do interesse público.
II. Compromisso com a Governança Democrática : Zelar pelo fortalecimento da participação cidadã, pela transparência nos processos decisórios e pela construção de uma gestão pública baseada na escuta e na corresponsabilidade.
III. Eficiência e Integração Administrativa: Trabalhar de forma organizada e estratégica, promovendo a integração entre as secretarias e órgãos municipais para assegurar a execução eficiente das políticas públicas.
Atribuições da Secretaria
Compete à Secretaria Municipal de Governo:
I - Formular planos e programas em sua área de competência, observadas as determinações governamentais, em articulação com as demais Secretarias Municipais;
II - Formular a política de governança institucional, de forma integrada com as demais secretarias, e submetê-la ao Prefeito Municipal;
III - Coordenar e integrar institucionalmente a ação de governo;
IV - Apoiar o Prefeito Municipal no relacionamento institucional do Poder Executivo com o Poder Legislativo, com os demais Poderes de todos os entes da Federação;
V - Coordenar a representação institucional do Município, observadas as diretrizes definidas pelo Prefeito Municipal;
VI - Apoiar os órgãos do Sistema de Controle Interno no relacionamento intragovernamental e na relação institucional com os órgãos de controle externo;
VII - Assistir ao Prefeito no exame dos assuntos políticos e administrativos, na análise de processos e demais documentos submetidos à sua apreciação e decisão;
VIII - Assistir ao Prefeito em suas relações com autoridades, entidades civis, políticas e religiosas e com o público em geral;
IX - Assessorar o Prefeito em assuntos políticos, sociais e econômicos;
X - Exercer outras atividades correlatas designadas pelo Prefeito Municipal ou atribuídas à Secretaria mediante decreto do Poder Executivo.
Atribuições do Gestor
I. Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes à gestão política e administrativa do órgão;
II. Sua reprsentação;
III. Definição dos macro objetivos, coordenação geral das atividades e fiscalização das ações dos órgãos a que subordina, sob os aspectos dos métodos e resultados obtidos.