23-MAI-2024

Russas sediou o V Encontro Regional das Escolas Legislativas

O evento aconteceu na manhã de ontem (22), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

#Administração POR ASCOM 23 DE MAIO DE 2024

A cidade de Russas sediou na manhã de ontem (22) o V Encontro Regional das Escolas Legislativas. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do secretário de governo do município, Girleudo Lourenço, e também de representantes das Câmaras Municipais de 16 municípios da Região do Vale do Jaguaribe (Russas, Alto Santo, Beberibe, Ererê, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Orós).

Na oportunidade, a Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE) assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a criação de escolas legislativas nesses municípios.

Posteriormente, a UNIPACE passará a ofertar cursos gratuitos que promoverão formação e capacitação aos parlamentares e servidores públicos municipais.

Os cursos e serviços ofertados atualmente pela UNIPACE são: Cursos de Especialização Latu Sensu, Cursos de Mestrado (por meio de parcerias interinstitucionais), Cursos de Idiomas (inglês, francês e espanhol), Cursos de Extensão de curta e média duração (presencial, EAD e em formato híbrido), Seminários e eventos de interesse do setor público e o Projeto Superação - Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Após esse encontro, já são 100 escolas legislativas implantadas no Interior do Ceará. A missão da UNIPACE é alcançar todos os municípios cearenses, na perspectiva de um parlamento aberto, promovendo a democracia e a responsabilidade social.

Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE)

A Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, instituída por meio da Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de julho de 2007 e atualizada administrativamente pela Resolução 698/2019.

O órgão tem como atribuição promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia Legislativa, bem como das entidades públicas do Estado e dos Municípios, compreendendo, em especial, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Russas inaugura Viveiro de Mudas

O espaço vai garantir o cultivo de espécies nativas destinadas à arborização do município.

#Gestão Há 3 dia(s)

SEGEPE lança edital de Seleção Simplificada para Estagiários de Nível Superior em Direito

As inscrições acontecem hoje (13) e amanhã (14), exclusivamente pela internet.

Russas é a cidade com maior potencial de consumo do Vale do Jaguaribe

Segundo ranking do IPC Maps 2024, o Município é o 18º do Estado e o 1º do Vale do Jaguaribe com capacidade para consumir mais de R$ 1,4 bilhão em produtos e serviço.

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Prefeitura inicia nova etapa de pavimentação asfáltica em Russas

Os trabalhos começaram pela Travessa Joel Correia Lima e logo depois serão realizados na Avenida Maria Ramalho.

Sexta (14) e sábado (15) Russas viverá as emoções do RJ2024

O maior São João da região contará com apresentações de quadrilhas juninas, muita comida típica e shows musicais.

Russas realiza capacitação técnica sobre atendimento humanizado e direitos da mulher

O evento reforça a importância de promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres.

#Infraestrutura Há 9 dia(s)

Prefeitura inicia obra histórica da pavimentação asfáltica ligando Flores à Timbaúba

Serão 16 km de via asfaltada garantindo desenvolvimento, progresso e bem-estar a todos.

#Educação Há 10 dia(s)

Russas cresce em todas as séries avaliadas no SPAECE

Os avanços reforçam o compromisso em promover uma educação cada vez mais de qualidade no município.